Espaço para os Astros!

Este é um espaço especial para jovens cientistas, astrônomos amadores e curiosos por ciências e astronomia!
Compartilhe seus comentários, dúvidas e curiosidades sobre esse fascinante universo que nos cerca!
Por que olhar para o céu não tem idade, e é mais simples do que você imagina... Experimente!
"Só quem ama é capaz de ouvir e de entender estrelas" (Olavo Bilac)

quinta-feira, 17 de maio de 2018

Wall-E e Eva, a caminho de Marte, registram foto da Terra

A imagem ao lado destacam a Terra e a Lua vistos de 1 milhão de quilômetros! Consegue ver? 

Foi registrada no dia 9 pelos primeiros CubeSats enviados a outro planeta: Wall-E e Eva.

Ficou curioso pela história deles? Então leia essa publicação.

No último dia 5 de maio a NASA lançou a missão InSigth, um lander que pousará em Marte e irá perfurar o solo do planeta vermelho em busca de água.
No lançamento foram enviados "de carona" dois pequenos satélites do tipo CubeSat (na ilustração ao lado): tecnicamente chamados de MarCO (Mars Cube One) A e B esses objetos com tamanhos super reduzidos (algo não maior do que uma bola de futebol!) tornaram-se os primeiros objetos deste tipo a serem enviados para longe da órbita da Terra.
 
Ao longo de sua missão, Marco-A (Eva) e Marco-B (Wall-E) conduzirão tarefas capazes de provar suas capacidades de exploração e auxilio à missões longuinquas. Testarão por exemplo a habilidade de moverem braçoes mecânicos, e um sistema de propulsão baseada em gases resfriados (como em extintores de incêndio). É daí que saíram seus nomes: no filme, Wall-E utilizou um extintor para salvar Eva do espaço no filme homônimo.

Se tudo ocorrer como esperado, os pequeninos MarCOs alcançarão o planeta Marte em 26 de novembro, no mesmo dia que o InSight. Por isso, espera-se que os MarCOs possam  auxiliar a recuperação de dados do InSigt, talvez até registrando as primeiras imagens de um pouso em Marte!
 
Assista a esse vídeo da NASA para conhece-los melhor:
 


Cubesats
CubeSats são a nova tendência em satélites: Cubesat foram originalmente desenvolvidos para ensinar estudantes universitários sobre o funcionamento de satélites. Seu projeto é modular, podendo conter várias funções de acordo com sua montagem.
 
Esses satélites de proporções (tamanhos e massa) muito reduzidas orbitam a 800 km de altitude e trazem grandes vantagens comerciais por reduzirem ("a quase nada") o custo de suas missões, permitindo inclusive lançamentos diferenciados, como simplesmente serem "jogados da janela" da estação espacial (sendo levado como uma das pequenas cargas das naves de abastecimento) ou mesmo de carona em foguetes de outras missões (como ocorreu dessa vez).

É por isso que os Cubesats estão sendo cada vez mais utilizados para as mais diversas missões: desde o teste de equipamentos e tecnologias, ao estudo e mapeamento da superfície, alterações ambientais, rotas marítimas, dentre várias outras tarefas. 
 
O Brasil tem um Cubsat lançado com sucesso por alunos de uma escola estadual de Ubatuba-SP: é o Ubatubasat (clique aqui para saber maação is). A imagem ao lado registra o momento do lançamento, quando foi literalmente solto da janela da estação espacial.

"The Pale blue dot"
De acordo com o engenheiro chefe da missão MarCO, Andy Klesh, do Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Nasa,a foto registrada no último dia 9 é uma homenagem à missão Voyager, que ao longo dos anos 1990 registrou algumas fotos da Terra quando passou por Saturno. Na época, foi uma grande "sacada" de um dos organizadores da missão, o astrônomo Carl Sagan. A imagem ao lado ilustra um dos momentos históricos daquela missão.
 
A foto registrada pelos MarCOs revelam os detalhes da estrutura do MarCO-B (Wall-E) ao destacar a Terra e a Lua (ao lado). Assim como na missão Voyager, MarCO-B olhou para trás e registrou um pelo e pálido ponto azul, nosso lar, diante da imensidão do cosmos.

Quem sabe quais outros planetas os MarCOs no futuro irão conhecer?

A NASA já avalia a possibilidade de enviar CubeSats para lugares distantes, como estrelas e exoplanetas, por serem muito baratos comparados à tecnologia anterior.

Vida longa e próspera aos CubeSat ao longo de sua Jornada pelas estrelas!


Fonte:

Um comentário:

Os comentários são avaliados antes de aparecerem no blog.
Lembre-se de incluir seu nome ao registrar um comentário.
Caso não possua conta do google, pode escrever como "anônimo" no campo abaixo.